quinta-feira, 27 de março de 2014

MAIS UM PONTO CRÍTICO



     O problema do congestionamento do trânsito em Mossoró é cada dia mais alarmante. São vários os trechos críticos, em diversas localidades da cidade, onde o fluxo de transportes é extremamente lentificado por diversos motivos. Quem por exemplo, não já teve que enfrentar o congestionamento em todo o entorno do Colégio Sagrado Coração de Maria, o Colégio das Irmãs? Basta tentar trafegar em qualquer das ruas em seu entorno nos horários de entrada e saída dos alunos...



      Algumas iniciativas para tentar resolver o problema já foram tomadas: várias mudanças na organização do fluxo na frente da escola (impedindo que os pais estacionassem para pegar seus filhos, sendo permitido somente parar, mas não estacionar); reuniões com a coordenação local do trânsito, também no sentido de orientar os pais com vistas à educação no trânsito; fiscalização do trânsito no local, enfim, diversas medidas principalmente no sentido de orientar a conduta dos motoristas que transitam no local, as quais sem dúvida também são necessárias.  Mas até o momento, nenhuma proposta realmente eficaz foi viabilizada no intuito de resolver o que, em nossa opinião, é o ponto crítico do problema: a insuficiência de estacionamento na área ao redor do colégio.

     Os guardas municipais de trânsito poderiam fazer um controle nos horários de pico. Na rua atrás do colégio, apesar de ser bem espaçosa, as poucas vezes que pudemos ver os guardas atuando, era obrigando os pais a retirar os carros da rua e estacionar em algum outro lugar que todos sabemos que não existe. Estacionar o carro naquela rua não atrapalha o tráfico e muitas vezes é a única alternativa, e mesmo assim não é permitido.



     Em se tratando de um espaço interativo, na medida em que queremos construir e divulgar propostas concretas para melhorar a situação do trânsito em nossa cidade, acreditamos que muitos de nossos leitores, se não com frequência, mas algum dia na vida, já tiveram que enfrentar o insuportável congestionamento no entorno não só do C.S.C.M., mas de muitas outras escolas da cidade. Então, qual a sua sugestão? Colabore conosco e apresente uma proposta a respeito! Opine, concorde, discorde! Quem sabe, como resultado de nossa discussão, ao final teremos sugestões bem concretas que apontem um caminho eficiente e eficaz de desatarmos esse nó crítico de nossa cidade, e no nosso papel de cidadão, interagirmos com os poderes públicos e gestão local do trânsito, dando nossa contribuição.

Um comentário:

  1. Na minha opinião, o colégio deveria se instalar em outra localidade, séria menos estressante até para as crianças que já começam desde cedo a conviver com o estresse do trânsito

    ResponderExcluir