sábado, 15 de março de 2014

PROCURA-SE ESTACIONAMENTO

     Agora que o número de veículos cresceu exponencialmente, o que fazer para estacioná-los nos lugares de maior fluxo que não foram projetados para tamanha frota?
     Muitos de vocês já tentaram incansavelmente encontrar um local adequado para deixar o carro ou a moto, e simplesmente não conseguem. O resultado é esse:


     Pedestres tendo que se desviar das motos que tomam a faixa destinada a esse público (tão frágil quanto desrespeitado) algo praticamente inviável - aliás, tem duas faixas de pedestre aí, estão beeem apagadas, mas elas estão aí;


     Já os carros, espremem-se em vagas cada vez mais raras. Importante ressaltar o quanto está ficando caro ir para alguns lugares em Mossoró. Ainda me lembro assim que saiu a notícia de que o estacionamento de um grande shopping em Mossoró seria pago; a comparação imediata com o Midway Mall em Natal, que possui estacionamento coberto e gratuito aos seus usuários, foi imediata. Aqui na nossa cidade, pagamos pela ajuda dos profissionais comumente chamados de "flanelinhas" para encontrar alguma vaga, para ter ajuda quando sair... ou pagamos por vagas em estacionamentos privados, que muitas vezes não oferecem qualquer infraestrutura e ainda tem horário de funcionamento (o que acaba limitando o tempo de quem utiliza esse tipo de serviço). 

     Nem pensem em estacionar em local inapropriado. A fiscalização em algumas áreas é mais rígida do que no entorno de escolas públicas e privadas ou hospitais.

     Assim sendo, o que fazer para melhorar então? As soluções podem ser a curto e longo prazo. A retirada de vendedores ambulantes com a construção de um camelódromo por exemplo, desocuparia áreas estratégicas; algumas "zonas verdes" (estacionamentos rotativos devidamente sinalizados) já foram feitas, é preciso mais; construção de estacionamentos, se necessário em andares, em pontos estratégicos; redimensionamento de rotas e faixas para diferentes veículos, tornando as ruas mais sinalizadas, espaçosas e fluidas... e você, tem alguma sugestão?



5 comentários:

  1. Impossível estacionar no centro de Mossoró.

    ResponderExcluir
  2. Gostei, muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O caos que é o transito de Mossoró só pode ser resolvido com investimento em grande escala no transporte publico. trem urbano e metro de superficie seria o ideal, mais são caros para implantar, então a principio onibus com faixas exclusivas já ajudaria.

    ResponderExcluir
  4. Ouço várias críticas sobre o trânsito de Mossoró, como:
    "Aqui é assim: na dúvida, colocam um semáforo"
    "E se eu for de ônibus, com esse engarrafamento, aí é que eu não chego hoje mesmo!"
    "quando morrer alguém ali, colocarão um sinal"
    "E meu IPVA?"
    "Estão esperando a próxima eleição para fechar esse buraco?"
    "Esse viaduto que não resolve nada, foi só para gastar meu dinheiro dos impostos?"

    Todas refletem falta de investimentos na engenharia de trânsito e na execução das obras.
    Acredito que a desordem no trânsito seja um problema político e cultural, ambos resolvíveis a médio e longo prazo através de investimento. Agora, se nem votar nem ir pra rua resolve, receio que não haja solução...

    ResponderExcluir
  5. Foi o tempo em que encontrar estacionamento para moto no centro de Mossoró era fácil, hoje em dia está difícil até para bicicleta!

    ResponderExcluir