Cinto de segurança



     O cinto de segurança é uma ferramenta que serve para prevenção e proteção de danos físicos, além de diminuir as consequências dos acidentes de trânsito. Impede em casos de colisão, que o corpo se choque contra o volante, painel e pára-brisas, ou até mesmo que seja projetado para fora do veículo. Quando ocorre um acidente, o passageiro que não está usando o cinto de segurança é jogado para frente com o peso de um elefante após o impacto. Sem o cinto, as chances de se machucar em um acidente são quatro vezes maiores.
 
Imagem obtida no http://www.jornalbrasileirogratuito.com.br/noticias/novidades/carros/voce-tem-que-saber:-acessorios-proibidos.-cinto-de-seguranca-travado!/

     Apesar de diversas campanhas de conscientização do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e dos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs), ainda existem muitas incidências do não uso do cinto de segurança. A conscientização da população em relação a própria segurança deve ser priorizada. Para alguns o cinto gera incômodo e desconforto, mas não existe incômodo maior do que os gerados pelos acidentes de trânsito, isso quando o imprudência não gera situações fatais.

      O uso deste dispositivo é obrigatório de acordo com o artigo 65 do código de trânsito brasileiro, mas não apenas para os condutores de veículos como também para passageiros em geral.
Imagens obtidas no http://blogs.diariodepernambuco.com.br/mobilidadeurbana/tag/cttu/page/3/ e http://www.americanas.com.br/produto/6963551/adaptador-para-cinto-de-seguranca-caes-e-gatos-p-amf-pet

 Vejam as dicas do Batalhão de Polícia de Trânsito (http://www.bprv.es.gov.br/site/institucional-dicas-envolvimento-em-acidente.asp)




Não facilite. Preserve a sua vida e a dos outros. Use sempre o cinto de segurança.



2 comentários:

  1. O cinto de segurança pode salvar uma vida, e esta pode ser a sua! Portanto fique atento e use o cinto, não importa o distancia que irá percorrer, ele é importante em todas as ocasiões.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, o cinto de segurança deve ser um hábito adquirido tanto pelos motoristas como passageiros.

    ResponderExcluir